Fonte: Guia do Estudante – POR JULIA DI SPAGNA

A pandemia trouxe a necessidade de isolamento social; com ele surgiu a necessidade de ampliar atividades realizadas virtualmente. As entrevistas foram umas delas; ainda que entrevistas por videoconferência não fossem novidade, sua adesão foi muito maior a partir deste período e, podemos dizer em diversos casos, até indispensável.

Uma das etapas mais importantes para conquistar uma vaga de estágio é a entrevista. Nela, os recrutadores irão avaliar uma série de fatores, como suas experiências, interesses e habilidades para checar se o seu perfil é compatível com a vaga disponível.

Essa dinâmica, mesmo antes da pandemia, já era realizada por algumas empresas de forma virtual. Mas, por causa do cenário atual, o formato se tornou ainda mais comum Portanto, é necessário se adaptar.

Embora seja muito parecida com o modelo presencial, a entrevista por videoconferência demanda algumas peculiaridades, então é preciso estar atento para não cometer gafes ou passar uma impressão ruim durante a conversa.

Por isso, confira nove dicas para mandar bem em uma entrevista de estágio por videoconferência:

Domine a plataforma

Conheça a ferramenta que será utilizada previamente. Baixe-a na versão mais atualizada, faça testes e se familiarize com ela.

“Chegue mais cedo”

Na entrevista presencial é recomendado chegar antes do horário para evitar atrasos decorrentes de eventuais imprevistos.

Aqui você pode tanto entrar com antecedência de uns 10 minutos na sala, aguardando o recrutador ou, se não for cabível, estar pronto e à disposição, junto à ferramenta com esse mesmo tempo de antecedência.

Cuidado com as roupas

Vista-se de maneira apropriada, de acordo com a vaga, ainda que esteja em sua casa. Preferencialmente o corpo todo, para evitar algum imprevisto que o force a levantar, por exemplo.

Atente-se aos seus gestos e suas expressões faciais

O que você transmite por sua linguagem corporal também será avaliado. Mantenha postura, evite gestos exagerados ou ficar parado demais encarando a tela. Uma boa dica é treinar em um espelho.

Olhe para a câmera quando for falar

Enquanto o recrutador falar olhe para o monitor, mas quando for falar olhe para câmera (digamos que ela seria os olhos do recrutador).

Mantenha-se longe de distrações

Desligue o celular, TV e quaisquer outras distrações. Procure um local da casa cujo sinal da internet seja bom e que na medida do possível seja o mais tranquilo possível. Algumas distrações são inevitáveis, como um cachorro latindo, todavia, a ideia é reduzi-los ao máximo.

Não interrompa outras pessoas

Como numa conexão pode gerar atrasos na conversa, é bom esperar uns 2 segundos antes de responder.

O cenário também conta

Procure um local mais isolado da casa, onde não ficará passando pessoas atrás. Também é importante possuir boa iluminação e o fundo bem arrumado. Melhor aparecer da cintura para cima, não somente o rosto.

Não se esqueça do básico

As boas estratégias para entrevistas continuam valendo: pesquisar previamente sobre a empresa, ter certas conquistas na ponta da língua e preparar para responder perguntas comum, como maiores defeitos e qualidades.

Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/entrevistas-de-estagio-por-videoconferencia-9-dicas-para-se-dar-bem/

Open chat