A melhor resposta para esta pergunta é depende!

Depende tanto do momento que você está quanto das decisões que você já tomou até aqui.

Vamos analisar um pouco melhor o “depende”.

Primeiramente, é imprescindível saber que o estágio está intimamente ligado ao curso que você realiza. Ao contrário do que alguns pensam, simplesmente estudar não lhe confere o direito de estagiar em qualquer lugar.

É por isso que entender essa premissa esclarece um dos aspectos do “depende”. Se você já decidiu por algum curso, seu leque de opções se restringe às ofertas de vagas para aquele curso do qual você realiza.

Vale lembrar que quando utilizamos o termo genérico “curso”, englobamos as modalidades de ensino técnico e também o Ensino Médio, já que a lei basicamente permite o estágio para esses 3 grupos (Ensino Médio, Cursos Técnicos e Cursos Superiores).

É verdade que existem cursos que permitem estagiar em mais áreas que outros.

Uma boa sugestão pode ser buscar um curso no qual tenha afinidade. Se existe uma preocupação em relação a quanto àquela profissão o poderá remunerar, vale a pena fazer uma pesquisa mais aprofundada, mas eu não recomendaria decidir exclusivamente com base na remuneração. A falta de estímulo que advém em fazer algo que não o agrada provavelmente comprometerá seu rendimento e comprometerá o alcance de sua meta inicial que fora essencialmente financeira.

 O estágio o ajudará muito a reconhecer se, na prática, possui afinidade com o curso que escolheu, tal como conhecer as diversas áreas profissionais que aquele curso poderá lhe propiciar. Por exemplo, um aluno do curso de Direito pode não desejar ser um advogado, porém ele poderá concorrer a concursos públicos ou ser professor universitário. Mais uma vez, depende da afinidade com o curso e do seu objetivo.

E tudo isso foi somente em virtude de um dos “dependes”!

Vamos analisar de outra maneira. Você pode ainda não ter decidido o curso a fazer. Nesse caso, os últimos parágrafos acima poderão ajudá-lo a decidir. Quanto a qual estágio fazer para quem está neste grupo, podemos incluir que depende também de seu sonho.

Se o seu sonho é trabalhar na empresa “X” no cargo “Y”, talvez você deva conhecer o que essa empresa e cargo exigem para então buscar aquela qualificação específica. Com a qualificação correta, você naturalmente concorrerá às vagas de estágio que o levem até seu objetivo.

Contudo, você pode fazer parte do grupo do Ensino Médio, por exemplo, e talvez ainda não decidiu que curso realizará após a conclusão, mas já tem o desejo de estagiar, todavia não sabe onde.

Como indiquei antes, estudantes do Ensino Médio podem estagiar e poderá ser um forte aliado na decisão do que deseja cursar no futuro.

Portanto, a resposta final para a pergunta é: depende… depende do que você desejar!

Você já tem tudo decidido, mas está com dificuldades em conseguir um estágio?

Então você está no lugar certo! Nós da Mobe RH Gestão de Estágios poderemos ajuda-lo nesse objetivo!

Faça seu cadastro no link abaixo para enviarmos as vagas que estão de acordo com seu perfil:

Open chat