É bastante motivador ouvirmos histórias de sucesso. Pessoas que conseguiram alcançar ou mesmo ultrapassar seus objetivos com trabalho e dedicação.

Perceberemos que a maioria destas pessoas enxergaram oportunidades onde muitos não viram e tiveram a coragem de se preparar e agir naquele sentido.

Momentos de crise, ao mesmo tempo em que trazem preocupação e instabilidade, também produzem oportunidades.

Vamos observar o mercado de trabalho. Durante o momento de crise econômica, como a que vivemos durante a pandemia de COVID-19, empresas fecham, o desemprego aumenta e muitos problemas socioeconômicos se agravam.

Todavia, após cada período de crise, historicamente, o mercado volta gradativamente a se aquecer e, junto dele, oportunidades surgirão.

Então quer dizer que após a crise devo buscar a qualificação? A resposta provavelmente é não.

Quando a oportunidade bater em sua porta, buscar qualificação já pode ser tarde. Os profissionais que serão promovidas no trabalho quando surgirem demanda serão aqueles que estão preparados não os que se prepararão.

A oportunidade para ingressar no mercado de trabalho como estagiário será para aqueles que estão estudando e encontram-se aptos para ocupar as vagas oferecidas; não estarão disponíveis para aqueles que ainda pensam se irão estudar.

Uma grande verdade é que as oportunidades provavelmente aumentarão após a crise, entretanto, é igualmente provável que o volume de pessoas qualificadas também aumente. Logo seu diferencial será o quão mais preparado está quando a oportunidade se apresentar.

Essa “preparação” ou “qualificação” depende muito de qual é seu objetivo e em qual fase de sua vida está. Pode ser a conclusão do Ensino Médio, a graduação, a pós-graduação, um curso técnico profissionalizante, um curso de língua estrangeira, de programação, dentre tantos outros.

Então, não perca as esperanças se está vivendo um momento de crise. Avalie as oportunidades, busque enxergar além, procure se preparar antecipadamente para as oportunidades que poderão ser oferecidas e estão de acordo com seus objetivos.

Nós da Mobe RH temos a missão de ajudar os estudantes a alcançarem seus objetivos profissionais ingressando no mercado de trabalho. Faça seu cadastro para receber vagas de estágio que forem de seu perfil: https://moberh.com.br/vagas/

Open chat