Estágio é a oportunidade que o estudante possui de aprender na prática o conteúdo que lhe é ensinado na sala de aula.
No estágio você aprenderá e desenvolverá novas competências relacionadas à sua formação acadêmica, sem vínculo empregatício. Concede também a oportunidade de experimentar, na prática, se a rotina profissional da qualificação que busca lhe agrada; não somente isto, mas diversos cursos possuem inúmeros ramos e possibilidades de atividades profissionais que decorrem dele, então o estágio pode lhe ajudar a identificar, na experiência diária, se aquele ramo lhe agrada ou não.
Antes de mais nada, é importante entender que quando falamos “curso”, estamos nos referindo àquilo que está estudando, seja em Nível Médio, Técnico ou Superior. Por exemplo, se você está no 2º ano do Ensino Médio, seu curso é Ensino Médio; se está cursando Direito em uma universidade, seu curso é Superior em Direito ou Bacharel em Direito.

E qual vantagem em conhecer na prática como é a realidade profissional do curso que realizo?
É comum as pessoas perceberem que algum ramo da atividade profissional não lhe agrada tanto somente depois de já estarem formadas e atuando na área. A partir daí, precisam reiniciar a busca em outro ramo de atividade ou mesmo perceberem o desejo de realizar outro curso (aquele não era para ele). Não que mudar seja um problema, muito pelo contrário, quanto antes você demonstrar atitude em se planejar e organizar para alcançar o que deseja, será melhor, contudo muitas vezes essa mudança envolve custos (gastos em um novo curso), tempo para realizar o novo curso e receio de o novo não lhe oferecer o que realmente deseja.
O estágio, por outro lado, possibilita experimentar o que você estuda, refletir se está de acordo com suas expectativas, serve de incentivo rumo a conclusão do curso quando percebe que está cursando algo que realmente gosta e que o realizará pessoalmente, profissionalmente e socialmente.
Contribuirá também, direta ou indiretamente, no ingresso ao mercado de trabalho. Particularmente, em momento de crise ou instabilidade econômica, o estágio pode ser uma porta aberta para demonstrar suas virtudes, seu desejo de contribuição e a disposição que possui em aprender e se desenvolver.
O estágio não é somente uma oportunidade de mostrar as competências que já possui, mas também de descobrir tantas outras habilidades que talvez nunca foram exploradas e, que aliadas ao conhecimento da sala de aula, contribuirão tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional e poderão tornar os processos e práticas da empresa na qual estagiará mais moderno, produtivo e humanizado.
Dentre tantas outras vantagens de estagiar, você também tem a oportunidade de aprender como um aprendiz. E o que quero dizer com isso? Quem já trabalhou antes como empregado celetista sabe que na maioria das empresas você aprende a função fazendo sem um treinamento muito detalhado ou prolongado… isso geralmente resulta em alguns erros que além de não muito estimulantes ainda podem deixá-lo preocupado se permanecerá na empresa após o famoso “período de experiência” que geralmente dura 90 dias. Quando você ingressa numa empresa como estagiário é pressuposto que você está ali para aprender (e a Lei de Estágio faz exigências tanto para empresa quanto para instituição de ensino neste sentido), logo, além de ter alguém ao seu lado auxiliando em ritmo menos acelerado, todos ao redor sabem de seu processo de aprendizado e tendem a dar ajuda e apoio.
Mas não se engane! Ao mesmo tempo que estagiar é uma excelente oportunidade e que dela costuma surgir um mar de oportunidades, lembre-se de fazer por merecer, dê seu melhor, aprenda o máximo que puder e mostre para empresa que você tem o desejo de ser contratado (caso tenha esse interesse mesmo!) . O estágio pode ser a pronta de entrada, mas também depende de você aproveitar as oportunidades.
Então, podemos sim dizer que o estágio significa experiência profissional, desenvolvimento pessoal e corporativo, fazer novos amigos, aprender coisas novas, descobrir competências, fazer parte de um time, mostrar seu valor, trazer mudanças: pessoais, sociais, intelectuais e empresariais.

Open chat