Esta é uma pergunta muito comum para quem já estagiou e está em busca de um emprego ou mesmo de outro estágio.

Sabemos que o currículo é uma das grandes ferramentas de apresentação utilizadas hoje. Nem sempre você terá a oportunidade de ser ouvido antes de avaliarem o seu currículo, portanto, ele acaba por se tornar a “sua primeira impressão” junto ao recrutador.

Não me estenderei muito em como realizar um bom currículo, porque este não é o objetivo aqui, mas vamos avaliar algumas maneiras de incluir sua experiência de estágio em seu currículo.

Antes de começar a construir seu currículo ou mesmo de apresentar as suas experiências profissionais pense na vaga na qual você almeja ou da qual você está preparando seu currículo. É sempre importante direcionar seu currículo destacando as competências, conquistas e atividades relacionadas às atividades da vaga pretendida.

Inclusive a primeira dica já leva à segunda: evite informações irrelevantes. O recrutador, em geral, avaliará diversos currículos, então se estiver cheio de informações irrelevantes e desorganizadas, as chances de receber uma boa avaliação serão mínimas.

Você citará a vaga de estágio que ocupava, mas tão importante quanto isso (senão mais) é indicar quais atividades exercia na empresa, como por exemplo, ajudava no orçamento e análise de custos, elaborava cartas, relatórios, dentre outros.

Note que no exemplo utilizei a voz ativa do verbo (pratico a ação verbal), ou seja, “eu ajudava no orçamento”, “elaborava orçamento”, “organizava os relatórios da Diretoria”, e assim por diante. Assim você transmite a informação clara de realização e autoria.

Também pode ser bastante útil incluir conquistas tangíveis caso as obteve em seu estágio, por exemplo, se você contribuiu com a redução de custos em seu departamento em “X” por cento devido uma técnica que aplicou sob orientação de seu supervisor de estágio, será bem provável que o recrutar gostará de saber disso, pois indicará de maneira mais concreta seu comprometimento com a empresa na qual estagiou e sua potencial contribuição caso seja escolhido.

Então, essas foram algumas dicas simples que poderá ajudar seu currículo a se tornar mais efetivo e claro ao indicar experiências anteriores como estagiário.

Open chat