A importância dos estagiários para as empresas

As questões relacionadas ao estagiário têm se tornado essencial não apenas para o bom desenvolvimento das organizações, mas também para o bem-estar da economia. A grande vontade dos estagiários em colocar em prática todos os conceitos aprendidos na faculdade faz do estagiário um dos profissionais mais bem-vistos pelas organizações. Saiba o porquê é importante para a empresa ter estagiários em sua equipe:

» Antecipa a preparação e a formação de um quadro qualificado de recursos humanos e permite a descoberta de novos talentos, preparando a empresa para o futuro;

» Cria e mantém um espírito de renovação e oxigenação permanente, proporcionando um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e conceituais;

» Eficiente sistema de recrutamento e seleção de novos profissionais, pois reduz o investimento de tempo, de meios de trabalho e de salários a que a empresa está sujeita;

» Isenção de encargos sociais e trabalhistas, decorrentes da não vinculação empregatícia;

» Permite o cumprimento de seu papel social, ajudando a formar as novas gerações de profissionais que o país necessita.

O desenvolvimento dessas atitudes sustentáveis não é responsabilidade de algumas pessoas ou de algumas empresas, são práticas que devem ser exercidas por todos. O conhecimento de benefícios que ocorrerão com atitudes dos estagiários e evitar as consequências que podem ocorrer com a continuação da desvalorização.
Numa empresa, o não cumprimento de algumas ações relacionadas ao estagiário não trará apenas consequências à comunidade, pode afetar o crescimento da empresa frente ao mercado competitivo e a mesma poderá ser punida legalmente (…) é necessário que a empresa estabeleça objetivos e metas, como em todas as outras áreas restantes.

Então surge o seguinte questionamento: Qual a necessidade da empresa em ter um estagiário?
O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. Além disso, o programa de estágio permite a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias. A realização do estágio alia conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, porque elucida e complementa na prática os temas abordados nas aulas pelo professor. Assim, o estudante pode reter melhor o conhecimento sobre a profissão escolhida, através da experiência galgada durante o programa de estágio.

O saber adquirido durante a trajetória escolar ou acadêmica pode ser medido por meio da execução prática de uma tarefa, e esta, dialeticamente, impõe arranjos, ajustes e revisão na construção teórico-intelectual do educando. O saber e o fazer se complementam, embora sejam ações que possam ser antagônicas conceitualmente. Esta complementaridade evidencia a importância do estágio no Ensino Técnico, Tecnológico e Superior. Trata-se de uma oportunidade educativa de reforço mútuo entre a teoria e a prática.


A prática do estágio não pode ser confundida com a aplicação de mão de obra barata (precarizada) a ser utilizada nas empresas. A legislação de estágio em vigor, Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, apresenta base jurídica para que o estágio permaneça vinculado ao processo educativo. A aplicação da norma legal, o conhecimento de suas implicações e a gestão adequada do estágio, por parte das instituições educacionais, ajudará a evitar que esta atividade curricular se torne uma forma de precarização nas relações de trabalho.


Todo universitário sabe que um bom estágio pode ser a etapa inicial para se construir uma carreira promissora.
Com o tema apresentado, pode-se identificar que a utilização de estagiários na empresa hoje, podem ajudar gerações futuras, portanto este trabalho buscou apresentar a importância dos estagiários, com relação ao setor econômico da empresa, atitudes que além de contribuir no aspecto social poderá ser um diferencial de uma empresa em relação à outra que não possui esta postura.


Trechos do texto: https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-do-estagiario-para-as-empresas

Open chat